16 julho 2015

O medo, a verdade, a sinceridade e a paz



"Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. (...) Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:19/21-23)
Desde a infância sentimos medo. Alguns maiores, outros menores... Medo do escuro, de altura, de algum tipo de animal, e com o passar do tempo nossos medos vão ficando mais "maduros"... Passamos a temer situações, complicações, problemas e, com toda a nossa humanidade, sabemos que isso é normal.
Porém, o que os versículos acima me ensinam é que, acima de tudo, devemos ser verdadeiros. Verdadeiros com Deus.
Os discípulos temeram, se trancaram, mas mesmo assim Jesus apareceu à eles, e a primeira coisa que Ele trouxe àquele meio foi a paz. Essa é a nossa diferença como cristãos. Apesar do medo, temos a nosso alcance essa paz, a paz que excede todo o entendimento.
Temos como presente o Ajudador, que nos ajuda a enfrentar nossas batalhas, pois ter coragem não significa não ter medo, mas prosseguir apesar do medo.
Temos de ter confiança e um coração sincero, pois ao levar o Filho, Deus nos enviou o Espírito Santo, o mesmo "espírito que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas nós o conhecemos, porque habita conosco, e está em nós." (João 14:17), o Espírito da Verdade.

Nenhum comentário: