12 julho 2015

Silêncio!


"Então, passou a ser acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos anciãos, mas Ele nada respondeu. Foi quando lhe questionou Pilatos: “Não ouves a acusação que todos levantam contra Ti?”. Jesus, entretanto, mantinha-se em absoluto silêncio; e, por isso, ficou o governador fortemente impressionado." (Mateus 27:12-14)

Qual o valor de uma palavra? Quando me pergunto isso, confesso que vem diversas situações na minha cabeça.
Uma palavra pode por fim a um relacionamento, mudar o rumo de uma carreira de sucesso, resolver ou piorar situações; uma palavra pode curar ou ferir, salvar ou matar, ajudar ou atrapalhar...
Desde cedo ouvimos que "as palavras têm poder", e criamos uma cultura em volta disso: buscamos sempre ter a palavra certa pra dizer. Valorizamos as pessoas que sabem se expressar bem, que sempre tem uma palavra de consolo, ou então aquela pessoa que deixa todos sem argumentos, sempre com a coisa certa pra dizer.
Confesso que sempre busquei saber o que dizer, sempre me armando de respostas, argumentos e claro: boas palavras, mas Jesus me ensina a valorizar outra coisa: o silêncio.
Quando leio esses versículos, vejo o quanto o mestre valorizava o silêncio, se calando em meio à acusações e lutas, mesmo sabendo tudo o que viveria poucas horas depois.
Não quero menosprezar o poder das palavras, e creio sim que há a necessidade da sabedoria com elas, mas tão importante como estas é o silêncio. Saber o momento de se abster de seu direito de resposta, de seus argumentos, e simplesmente se calar.
Muitas vezes, uma lágrima dirá mais que mil declarações, um abraço valerá mais que uma hora de palavras de consolo, um sorriso falará mais que dez agradecimentos.
Entre suspiros carregados de fé, busco inserir o silêncio em minha vida.
Não só exercendo-o, mas aprendendo a lidar com ele... Afinal, não é apenas o nosso silêncio que tem valor: o silêncio Dele faz toda a diferença.

Nenhum comentário: